segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Canto Lírico - Soprano Dramático

Dando continuidade aos artigos sobre canto lírico falarei hoje sobre a soprano dramático:

Soprano dramático é o timbre mais pesado dos sopranos e é relativamente raro. Possui muita intensidade e brilho. A grande extensão prejudica a homogeneidade dos registros, mas cria efeitos impressionantes de grande impacto dramático. O timbre é geralmente encorpado, volumoso e amplo, podendo ter uma coloração mais ou menos metálica. Por ser um tipo de voz com grande riqueza de cores e matizes, pode apresentar diferentes padrões de vozes, desde um timbre aveludado e redondo, como o de Kirsten Flagstad, até um metálico e agudo, como o de Birgit Nilsson, ou um pesado e escuro, como Astrid Varnay.

Registros


Registro agudo É metálico e pouco rico em harmônicos, além de bastante intenso e de fácil emissão em pianíssimos tipo "filé" (pianíssimo sem vibrato).

Registro central É geralmente de cor vigorosa, ampla e escura, além de bastante rico e volumoso.

Registro grave Pode adquirir a potência dos mezzo-sopranos através da fácil emissão com a voz de peito. É bastante extenso capaz de grande efeito dramático irrompido.

Coloratura

É um tipo raro de voz o soprano dramático que possui uma agilidade excepcional e uma enorme extensão, mantendo ainda as características típicas do dramático: a intensidade do timbre, os graves vigorosos e, especialmente, o grande volume da voz. O timbre, no entanto, torna-se mais claro, mas simultaneamente quente e vibrante, com uma cor homogeneamente ampla e relativamente metálica. A dramático coloratura é conhecida por sua versatilidade e grande extensão no registro agudo e sobreagudo. Sua tessitura para coloratura pode chegar a um Ré5 ou muito raro até um (Fá 5).

Personagens Famosos:

Alguns papéis com coloraturas:

  • Norma, na homônima ópera de Vicenzo Bellini;
  • Imogene, em Il Pirata, de Vicenzo Bellini;
  • Alaide, em La Straniera, de Vicenzo Bellini;
  • Maria Stuarda, da homônima ópera de Gaetano Donizetti;
  • Lucrezia Borgia da homônima ópera de Gaetano Donizetti;
  • Elisabetta, em Roberto Devereux, de Gaetano Donizetti;
  • Semiramide da homônima ópera de Gioacchino Rossini;
  • Lady Machbeth, em Machbeth, de Giuseppe Verdi;
  • Abigaille, em Nabucco, de Giuseppe Verdi;
  • Odabella, em Attila, de Giuseppe Verdi;
  • Alzira da homônima ópera de Giuseppe Verdi;
Papéis mais dramáticos:
  • Turandot, da homônima ópera de, Giacomo Puccini;
  • Medea, da homônima ópera de Luigi Cherubini;
  • La Giocconda, da homônima ópera de, Amilcare Ponchielli;
  • Santuzza, em Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni;
  • Rezia, em Oberon, de Carl Maria von Weber;
  • Margherita e Helena, em Mefistofele de Arrigo Boito;
  • Fosca da homônima ópera de Carlos Gomes;
  • Maria Tudor da homônima ópera de Carlos Gomes;
  • Marta da homônima ópera de Flotow;
  • Rachelle, em La Juive de Halevy;
  • Alice, em Robert le diable, de Meyebeer;
  • Valentine, em Los Hunguenotes, de Meyebeer;
Papéis wagnerianos:

  • Gutrune, em O Crepúsculo dos Deuses, de Richard Wagner;
  • Senta, em O Navio Fantasma, de Richard Wagner;
  • Brünnhilde, em A Walquíria e O Crepúsculo dos Deuses, de Richard Wagner;
  • Isolda, em Tristão e Isolda, de Richard Wagner;
  • Kundry, em Parsifal, de Richard Wagner;
  • Salomé, da homônima ópera de Richard Strauss;
  • Ariadne auf Naxos, de Richard Strauss;
  • Elektra, da homônima ópera de Richard Strauss;
  • Kostelnichka, em Jenufa, de Leos Janacék;
Papéis para Soprano e Mezzos da categoria Falcon:

  • Melisande, em Peleas et Melisande, de Claude Debussy;
  • Lady Machbeth, em Machbeth, de Giuseppe Verdi;
  • Santuzza, em Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni;
  • Rachelle, em La Juive de Halevy;
  • Alice, em Robert le diable, de Meyebeer;
  • Valentine, em Los Hunguenotes, de Meyebeer;
  • Kundry, em Parsifal, de Richard Wagner;
Sopranos dramáticas famosas:

Sopranos Dramático Coloratura:

  • Edda Moser;
  • Gertrud Grob-Prandl;
  • Ghena Dimitrova;
  • Gina Cigna;
  • Jarmilla Novotna;
  • Marie Krikorian;
  • Rita Shane;
  • Sena Jurinac;
Dramático:

  • Ana Tomowa-Sintow;
  • Andréa Gruber;
  • Anita Cerquetti;
  • Anja Silja;
  • Astrid Varnay;
  • Elizabeth Ohms;
  • Eva Marton;
  • Gertrud Grob-Prandl;
  • Ghena Dimitrova;
  • Gina Cigna;
  • Helga Dernesch;
  • Hildegard Behrens;
  • Jarmilla Novotna;
  • Jessye Norman;
  • Katlin Matlin;
  • Leonie Rysaneck;
  • Martina Arroyo;
  • Sena Jurinac;
Wagnerianas:

  • Astrid Varnay;
  • Birgit Nilsson;
  • Elizabeth Ohms;
  • Gertrud Grob-Prandl;
  • Hildegard Behrens;
  • Jessye Norman;
  • Kirsten Flagstad;
  • Marta Möeld;
  • Nina Stemme;
Como de costume vão abaixo três links de três vídeos para apreciação. O primeiro de Ghena Dimitrova interpretando a área "Ben lo T'invenni" de ópera "Nabucco" de Verdi. O segundo de Jessye Norman intrepretando "Ave Maria" de Schubert. E o terceiro de Hildegard Behrens interprenatndo a área "Orest!" da ópera "Elektra" de Strauss.











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