Continuando o artigo sobre a voz de mezzo-soprano, hoje irei falar sobre a subdivisão da Mezzo-soprano Lírico.
Este timbre é muito próximo do de soprano, cuja a passagem em voz plena encontra-se habituada, frequentemente, entre o Mi4. Possui grandes capacidades na região aguda como a emissão de tons agudos aflautados, normalmente vibrantes e potentes. Tem grande capacidade para a execução de passagens rápidas e ágil domínio em coloraturas. É um timbre "luminoso" com a emissão mais aguda e virtuosa. Denomina-se "lírico" pela passagem de soprano-lírico para contralto-lírico, em alguns casos dominando esses dois tipo de vozes, teoricamente, sua extensão na zona de conforto situa-se do Lá2 ao Dó5, apesar de mezzo-sopranos mais qualificadas apresentarem extensão maiores na amplitude grave ou na amplitude aguda.
Registros
Registro agudo
É Aveludado, brilhante e potente, de contrastes marcantes e flexibilidade para a emissão de tons aflautados. É possível verificar todo um repertório especial nas óperas de Rossini, onde pode obrigar o mezzo-soprano subir até o Mib5.
Registro central
É de grande volume, mantendo um controle na emissão e no volume, geralmente cheio e harmônico.
Registro grave
É intenso, de grande potencia e vigor, feito em voz de peito.
Coloratura
É um tipo raro de mezzo-soprano, possui tessitura aguda e grande agilidade em vocalizes virtuosísticos, mantendo uma cor variada e uma sonoridade intensa, o registro agudo é fácil, vibrante e aveludado.
Personagens
Personagens destinados a coloratura
- Donna Elvira, em Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart;
- Angelina, em La Cenerentola, de Gioacchino Rossini;
- Isabela, em L’italiana in Algeri, de Gioacchino Rossini;
- Rosina, em Il Barbieri di Siviglia, de Gioacchino Rossini;
- Armide, na ópera homónima de Händel;
- Juno, em Semele, de Händel;
- Leonora, em La Favorita, de Gaetano Donizetti;
- Carmen, na ópera homónima de Georges Bizet;
- Dalilah, em Sanson et Dalilah, de Camille Saint Säens;
- Mignon, na homónima ópera de Ambroise Thomas;
- Laura, em La Giocconda, de Amilcare Ponchielli;
- Lola, em Cavaleria Rusticana, de Pietro Mascagni;
- Melisande, em Peleas et Melisande, de Claude Debussy;
- Octavian, em O Cavaleiro da Rosa, de Richard Strauss;
- Venus, em Tannhäuser, de Richard Wagner;
- Olga Borondina;
- Rita Gorr;
- Ivonne Naef;
- Agnès Disney;
- Glória Foglizzo;
- Rosalynd Elias;
- Ildikò Komlòsi;
- Ane Sofie von Otter.
Como de costume segue abaixo três links para a apreciação. O primeiro de Olga Borondina interpretando a área Pritemps qui commence da ópera Samson et Dalilah de Camille Saint Saens. O segundo de Ildikò Komlòsi interpretando a área O don fatale, o don crudele da ópera Don Carlo de Verdi. E o terceiro de Ane Sofie von Otter interpretando o Laudamus te da Missa em C menor de Mozart. Bom proveito.
www.youtube.com/watch?v=xBl7KEgicXM
https://www.youtube.com/watch?v=DJ7X_yFMzXg
https://www.youtube.com/watch?v=NTLyvYkqsm4
www.youtube.com/watch?v=xBl7KEgicXM
https://www.youtube.com/watch?v=DJ7X_yFMzXg
https://www.youtube.com/watch?v=NTLyvYkqsm4
Nenhum comentário:
Postar um comentário