sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Canto Lírico - Mezzo-soprano lírico

Continuando o artigo sobre a voz de mezzo-soprano, hoje irei falar sobre a subdivisão da Mezzo-soprano Lírico.
Este timbre é muito próximo do de soprano, cuja a passagem em voz plena encontra-se habituada, frequentemente, entre o Mi4. Possui grandes capacidades na região aguda como a emissão de tons agudos aflautados, normalmente vibrantes e potentes. Tem grande capacidade para a execução de passagens rápidas e ágil domínio em coloraturas. É um timbre "luminoso" com a emissão mais aguda e virtuosa. Denomina-se "lírico" pela passagem de soprano-lírico para contralto-lírico, em alguns casos dominando esses dois tipo de vozes, teoricamente, sua extensão na zona de conforto situa-se do Lá2 ao Dó5, apesar de mezzo-sopranos mais qualificadas apresentarem extensão maiores na amplitude grave ou na amplitude aguda.

Registros

Registro agudo

É Aveludado, brilhante e potente, de contrastes marcantes e flexibilidade para a emissão de tons aflautados. É possível verificar todo um repertório especial nas óperas de Rossini, onde pode obrigar o mezzo-soprano subir até o Mib5.

Registro central

É de grande volume, mantendo um controle na emissão e no volume, geralmente cheio e harmônico.

Registro grave

É intenso, de grande potencia e vigor, feito em voz de peito.

Coloratura

É um tipo raro de mezzo-soprano, possui tessitura aguda e grande agilidade em vocalizes virtuosísticos, mantendo uma cor variada e uma sonoridade intensa, o registro agudo é fácil, vibrante e aveludado.

Personagens

Personagens destinados a coloratura

  • Donna Elvira, em Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart;
  • Angelina, em La Cenerentola, de Gioacchino Rossini;
  • Isabela, em L’italiana in Algeri, de Gioacchino Rossini;
  • Rosina, em Il Barbieri di Siviglia, de Gioacchino Rossini;
  • Armide, na ópera homónima de Händel;
  • Juno, em Semele, de Händel;
  • Leonora, em La Favorita, de Gaetano Donizetti;

Papéis líricos

  • Carmen, na ópera homónima de Georges Bizet;
  • Dalilah, em Sanson et Dalilah, de Camille Saint Säens;
  • Mignon, na homónima ópera de Ambroise Thomas;
  • Laura, em La Giocconda, de Amilcare Ponchielli;
  • Lola, em Cavaleria Rusticana, de Pietro Mascagni;
  • Melisande, em Peleas et Melisande, de Claude Debussy;
  • Octavian, em O Cavaleiro da Rosa, de Richard Strauss;
  • Venus, em Tannhäuser, de Richard Wagner;
Mezzo-sopranos Líricas famosas:

  • Olga Borondina;
  • Rita Gorr;
  • Ivonne Naef;
  • Agnès Disney;
  • Glória Foglizzo;
  • Rosalynd Elias;
  • Ildikò Komlòsi;
  • Ane Sofie von Otter.
Como de costume segue abaixo três links para a apreciação. O primeiro de  Olga Borondina interpretando a área Pritemps qui commence da ópera Samson et Dalilah de Camille Saint Saens. O segundo de Ildikò Komlòsi interpretando a área O don fatale, o don crudele da ópera Don Carlo de Verdi. E o terceiro de Ane Sofie von Otter interpretando o Laudamus te da Missa em C menor de Mozart. Bom proveito.

www.youtube.com/watch?v=xBl7KEgicXM

https://www.youtube.com/watch?v=DJ7X_yFMzXg

https://www.youtube.com/watch?v=NTLyvYkqsm4









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