Os Castrati (plural de castrado em italiano) eram cantores cuja a extensão vocal correspondiam em pleno à das vozes femininas, seja de soprano, mezzo-soprano ou contralto. Esta faculdade numa voz masculina só é verificável na sequencia de uma operação de corte dos canais proeminentes do testículo, ou então por um problema endocrinológico que impeça a maturidade sexual. Consequentemente a chamada "mudança de voz" não ocorre.
A castração antes da puberdade (ou na sua fase inicial) impede então a liberação para a corrente sanguínea dos hormônios sexuais produzidos pelos testículos, as quais provocariam o crescimento normal da laringe masculina (para o dobro do comprimento) entre outras características secundárias, como o crescimento da barba.
Quando o jovem castrado chega à idade adulta, seu corpo desenvolve-se, normalmente em termos de capacidade pulmonar e força muscular, mas sua laringe não. A sua voz adquire assim uma tessitura única, com um poder e flexibilidade muito diferentes, tanto na mulher adulta, como da voz mais aguda do homem não castrado (contratenor). Por ouro lado, a maturidade e a crescente experiência musical do castrato tornavam sua voz marcadamente diferente da de um jovem.
A pratica da castração de jovens cantores (ou castratismo) existia desde o início do império Bizantino, em Constantinopla em trono de 400 d.C. Depois disso desapareceu, voltando a reaparecer no século XVI na Itália por conta da exigência da igreja católica que não permitia a apresentação de mulheres em coros de igreja.
Em 1870, a prática da castração destinada a este fim foi proibida na Itália e em 1902, o papa Leão XIII proibiu definitivamente a utilização de castrati nos coros das igrejas. O ultimo castrato a abandonar o coro da Capela Sistina foi Alessandro Moreschi, em 1913.
E é ai que vem a surpresa, por incrível que pareça há registros fonográficos de Alessandro Moreschi contando, inclusive no Youtube, verifiquei com um especialista que me garantiu serem gravações originais da época e também o mesmo especialista me garantiu serem mesmo gravações de Moreschi. Por tanto como de costume postarei os links com tais gravação (da a raridade postarei todos os links), que claro é só de voz e fotos, pois o filme só seria inventado 6 anos depois. No primeiro Moreschi interpreta Pie Jesu de Leybach, no segundo Crixifixus de Rossini, no terceiro Ideale de Tosti, no quarto Ave Maria de Gounod, no quinto Oremus pro Pontefice de Emilio Calzanera, no sexto Preghiera de Tosti, no sétimo Domine Salvum Fac de Fred Gaisberg e no oitavo o canto gregoriano Improperia. Vale lembrar que dado o fato da antiguidade das gravações sua qualidade foi perdida com o tempo. Aproveitem esta raridade. Abraços e até o próximo artigo.
https://www.youtube.com/watch?v=qNHWpcW00vg
https://www.youtube.com/watch?v=HbV6PGAWaIU
https://www.youtube.com/watch?v=M07Qga3LbcM
https://www.youtube.com/watch?v=slhhg8sI6Ds
https://www.youtube.com/watch?v=zQV61lCdYN4
https://www.youtube.com/watch?v=BTLW08TkkG8
https://www.youtube.com/watch?v=Cm-1lVDxQdc
https://www.youtube.com/watch?v=oFW7JxzJyGs
A pratica da castração de jovens cantores (ou castratismo) existia desde o início do império Bizantino, em Constantinopla em trono de 400 d.C. Depois disso desapareceu, voltando a reaparecer no século XVI na Itália por conta da exigência da igreja católica que não permitia a apresentação de mulheres em coros de igreja.
Em 1870, a prática da castração destinada a este fim foi proibida na Itália e em 1902, o papa Leão XIII proibiu definitivamente a utilização de castrati nos coros das igrejas. O ultimo castrato a abandonar o coro da Capela Sistina foi Alessandro Moreschi, em 1913.
E é ai que vem a surpresa, por incrível que pareça há registros fonográficos de Alessandro Moreschi contando, inclusive no Youtube, verifiquei com um especialista que me garantiu serem gravações originais da época e também o mesmo especialista me garantiu serem mesmo gravações de Moreschi. Por tanto como de costume postarei os links com tais gravação (da a raridade postarei todos os links), que claro é só de voz e fotos, pois o filme só seria inventado 6 anos depois. No primeiro Moreschi interpreta Pie Jesu de Leybach, no segundo Crixifixus de Rossini, no terceiro Ideale de Tosti, no quarto Ave Maria de Gounod, no quinto Oremus pro Pontefice de Emilio Calzanera, no sexto Preghiera de Tosti, no sétimo Domine Salvum Fac de Fred Gaisberg e no oitavo o canto gregoriano Improperia. Vale lembrar que dado o fato da antiguidade das gravações sua qualidade foi perdida com o tempo. Aproveitem esta raridade. Abraços e até o próximo artigo.
https://www.youtube.com/watch?v=qNHWpcW00vg
https://www.youtube.com/watch?v=HbV6PGAWaIU
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https://www.youtube.com/watch?v=slhhg8sI6Ds
https://www.youtube.com/watch?v=zQV61lCdYN4
https://www.youtube.com/watch?v=BTLW08TkkG8
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