O Tenor Lírico-dramático é o timbre intermediário entre o tenor lírico e o tenor dramático. É mais intenso que o lírico-spinto, mais metálico, mantém uma nuance mais austera e uma grande extensão vocal, um timbre de cor escura e possui naturalidade madura. O timbre do lírico-dramático causa uma grande confusão com o lírco-spinto, por possuir mais ou menos as mesmas cores e cantar quase sempre o mesmo repertório. Dos dois timbres os papéis exigem passagens líricas e dramáticas, evidentemente os líricos-spintos tem maior facilidade nas passagens líricas e maior propensão ao legato e nuances líricas. Já o lírico-dramático tem maior propensão a passagens declamativas e de dramatismo irrompidos.
Registros
Registro Agudo
É um registro vigoroso de grande volume, mais metálico e squillante, possui um pouco do veludo do tenor lírico, prestando-se para árias líricas e dramáticas, não é muito flexível embora deva possuir uma dinâmica segura até o pianíssimo.
Registro Central
É um registro que mesmo o tenor sendo jovem já apresenta uma cor mais madura. É de uma cor quente, metálica e muito resistente, possui volume amplo e de boa qualidade.
Registro Grave
É um registro que já apresenta as cores de um tenor dramático, embora muitos papéis de tenores não valorize a região grave, mas o lirico-dramático possui uma grande intensidade e está muito próximo do dramático com uma cor acobreada e robusta.
Personagens
- Calaf, em Turandot, de Giaccomo Puccini;
- Canio em I Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo;
- Radamés, em Aída, de Giuseppe Verdi;
- Ricardo, em Un Ballo in Maschera, de Giuseppe Verdi;
- Alvaro, em La Forza del Destino, de Giuseppe Verdi;
- Manrico, em Il Trovatore, de Giuseppe Verdi;
- Foresto, em Atilla, de Giuseppe Verdi;
- Corrado, em Il Corsaro, de Giuseppe Verdi;
- Turidu, em Cavaleria Rusticana, de Pietro Mascagni;
- Andréa Chenier, da homônima ópera de Humberto Giordano;
- Max, em O Franco Atirador, de Carl Maria von Weber;
- Lohengrin, da homônima ópera de Richard Wagner;
- Walther, em Os Mestres Cantores, de Richard Wagner;
- Tannhäuser, da homônima ópera de Richard Wagner;
- Parsifal, da homônima ópera de Richard Wagner;
- Ben Happner;
- Flaviano Labó;
- Franco Corelli;
- Gaetano Bardini;
- Giovanni Martinelli;
- Lorenz Fehenberger;
- Nicola Martinucci.
E como sempre segue os links para apreciação. No primeiro Ben Happner interpretando a área "O souverain, o juge, o pere" da ópera "El Cid" de Massenet. No segundo Franco Corelli interpretando "Core'ngrato" de Salvatore Cardillo. E no terceiro Nicola Martinucci interpretando a área "Addio fiorito asil" da ópera "Madama Butterfly" de Puccini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário