No artigo anterior comecei a falar, em linhas gerais, sobre as características da voz de mezzo-soprano, hoje irei adentar mais especificamente no timbre da Mezzo-soprano dramático.
O timbre do mezzo-soprano dramático é o mais "pesado" e potente dos mezzo-sopranos. Com uma facilidade especial nos graves.
Registros
Registro Agudo
É vibrante, possui riqueza de cores e sons aveludadamente potentes e amplamente sonoros.
Registro Central
É vigoroso, escuro, de personalidade sonora enérgica e efetivamente dramática.
Registro Grave
Pode alcançar a "tenebrosa" potência do contralto através da fácil emissão de peito, com uma cor atenorada.
Coloratura
É um tipo mais raro que o mezzo-soprano lírico, este mezzo deve possuir flexibilidade e manter grande agilidade em vocalizes virtuosos, alcançados co m uma requintada técnica de respiração, a cor escura e a sonoridade intensa, ajuda a manter suas características dramáticas. O registro agudo deve ser fácil e vibrante. Este tipo de mezzo está muito associado a papéis cômicos e buffos, fazendo parte do contralto em papéis travestidos, ou de mulheres mais velhas.
Papéis Operísticos
Papéis destinados a coloratura:
- Mary, em O Navio Fantasma de Richard Vagner;
- Adele, em Il Pirata de Vicenzo Bellini;
- Adalgisa, em Norma de Vicenzo Bellini;
- Romeu, em Capulette e Montechie de Vicenzo Bellini;
- Orsini, em Lucrezia Borgia de Gaetano Donizetti;
- Sexto, em La Clemenza de Titto de Wolfgang Amadeus Mozart;
- Prezziosila, em La Forza del Destino de Guiuseppe Verdi.
- Éboli, em Dom Carlo de Guiuseppe Verdi;
- Amneris, em Aida de Guiuseppe Verdi;
- Fenena, em Nabuco de Guiuseppe Verdi;
- Azucena, em Il Trovatore de Guiuseppe Verdi;
- Curra, em La Forza del Destino de Guiuseppe Verdi;
- Ulrica, em Um Ballo in Maschera de Guiuseppe Verdi;
- Suzuki, em Madama Buterfly de Giacomo Puccini;
- Zia Principessa, em Suor Angélica de Giacomo Puccini;
- A Noiva do Sadko, na ópera homônima de Moussorgsky;
- Mama Lucia, em A Cavaleria Rusticana de Pietro Mascagni;
- Condessa, em A dama de espadas de Piotr Ilich Tchaickovski;
- A Ama, em A mulher sem sombra de Richard Strauss;
- Fricka, em O ouro do Reno e A Walkiria de Richard Wagner;
- Kundry, em Parsifal de Richard Wagner;
- Waltraute, em O Crepúsculo dos Deuses de Richard Wagner;
- Erda, em O ouro do Reno e Siegfried de Richard Wagner;
- Ortrud, em Lohengrin de Richard Wagner;
- Brangnae, em Tristão e Isolda de Richard Wagner;
- Adrianno, em O último dos Tribunos de Richard Wagner.
Dramáticos:
- Denyce Graves;
- Fedora Barbieri;
- Grace Bumbry;
- Helena Obratzova;
- Stefka Mineva;
- Sabine Kalter;
- Maartje Offers;
- Margarete Arndt-Ober;
- Dolora Zajick;
- Simone Simons.
- Christa Ludwig;
- Regina Resnik;
- Ruth Hesse;
- Waltraud Meier.
Por fim, como de costume segue abaixo três links de igualmente três mezzos-sopranos dramáticas para apreciação e observação das diferenças vocais comparativas. A primeira de Waltraud Meier, interpretando a área "Isolde liebestod" da ópera Tristão e Isolda de Richard Wagner. A segunda de Denyce Graves interpretando a área "Habanera" da ópera Carmem de Geroges Bizet. E a terceira de Grace Bumbry interpretando "Mon coeur s'ouvre a ta voix" da ópera Samson et Dalila de Camille Saint-Saëns. Bom proveito.
http://www.youtube.com/watch?v=2V9woZuVIO4
http://www.youtube.com/watch?v=GxEJ4AiFK1k
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