quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Canto Lírico - Mezzo-soprano dramático

No artigo anterior comecei a falar, em linhas gerais, sobre as características da voz de mezzo-soprano, hoje irei adentar mais especificamente no timbre da Mezzo-soprano dramático.
O timbre do mezzo-soprano dramático é o mais "pesado" e potente dos mezzo-sopranos. Com uma facilidade especial nos graves.

Registros

Registro Agudo
É vibrante, possui riqueza de cores e sons aveludadamente potentes e amplamente sonoros.

Registro Central
É vigoroso, escuro, de personalidade sonora enérgica e efetivamente dramática.

Registro Grave
Pode alcançar a "tenebrosa" potência do contralto através da fácil emissão de peito, com uma cor atenorada.

Coloratura

É um tipo mais raro que o mezzo-soprano lírico, este mezzo deve possuir flexibilidade e manter grande agilidade em vocalizes virtuosos, alcançados co m uma requintada técnica de respiração, a cor escura e a sonoridade intensa, ajuda a manter suas características dramáticas. O registro agudo deve ser fácil e vibrante. Este tipo de mezzo está muito associado a papéis cômicos e buffos, fazendo parte do contralto em papéis travestidos, ou de mulheres mais velhas.

Papéis Operísticos

Papéis destinados a coloratura:

  • Mary, em O Navio Fantasma de Richard Vagner;
  • Adele, em Il Pirata de Vicenzo Bellini;
  • Adalgisa, em Norma de Vicenzo Bellini;
  • Romeu, em Capulette e Montechie de Vicenzo Bellini;
  • Orsini, em Lucrezia Borgia de Gaetano Donizetti;
  • Sexto, em La Clemenza de Titto de Wolfgang Amadeus Mozart;
  • Prezziosila, em La Forza del Destino de Guiuseppe Verdi.
Papéis dramáticos:

  • Éboli, em Dom Carlo de Guiuseppe Verdi;
  • Amneris, em Aida de Guiuseppe Verdi;
  • Fenena, em Nabuco de Guiuseppe Verdi;
  • Azucena, em Il Trovatore de Guiuseppe Verdi;
  • Curra, em La Forza del Destino de Guiuseppe Verdi;
  • Ulrica, em Um Ballo in Maschera de Guiuseppe Verdi;
  • Suzuki, em Madama Buterfly de Giacomo Puccini;
  • Zia Principessa, em Suor Angélica de Giacomo Puccini;
  • A Noiva do Sadko, na ópera homônima de Moussorgsky;
  • Mama Lucia, em A Cavaleria Rusticana de Pietro Mascagni;
  • Condessa, em A dama de espadas de Piotr Ilich Tchaickovski;
  • A Ama, em A mulher sem sombra de Richard Strauss;
  • Fricka, em O ouro do Reno e A Walkiria de Richard Wagner;
  • Kundry, em Parsifal de Richard Wagner;
  • Waltraute, em O Crepúsculo dos Deuses de Richard Wagner;
  • Erda, em O ouro do Reno e Siegfried de Richard Wagner;
  • Ortrud, em Lohengrin de Richard Wagner;
  • Brangnae, em Tristão e Isolda de Richard Wagner;
  • Adrianno, em O último dos Tribunos de Richard Wagner.  
Mezzo-soprano Dramático Famosas

Dramáticos:
  • Denyce Graves;
  • Fedora Barbieri;
  • Grace Bumbry;
  • Helena Obratzova;
  • Stefka Mineva;
  • Sabine Kalter;
  • Maartje Offers;
  • Margarete Arndt-Ober;
  • Dolora Zajick;
  • Simone Simons.
Wagnerianos:
  • Christa Ludwig;
  • Regina Resnik;
  • Ruth Hesse;
  • Waltraud Meier.
Por fim, como de costume segue abaixo três links de igualmente três mezzos-sopranos dramáticas para apreciação e observação das diferenças vocais comparativas. A primeira de Waltraud Meier, interpretando a área "Isolde liebestod" da ópera Tristão e Isolda de Richard Wagner. A segunda de Denyce Graves interpretando a área "Habanera" da ópera Carmem de Geroges Bizet. E a terceira de Grace Bumbry interpretando "Mon coeur s'ouvre a ta voix"  da ópera Samson et Dalila de Camille Saint-Saëns. Bom proveito.

http://www.youtube.com/watch?v=lO61i2iBcUY

http://www.youtube.com/watch?v=2V9woZuVIO4

http://www.youtube.com/watch?v=GxEJ4AiFK1k






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