terça-feira, 24 de setembro de 2013

Canto Lírico - Mezzo-soprano ligeiro

Hoje darei sequência as características específicas da voz de mezzo-soprano, especificamente falarei hoje sobre a  voz da Mezzo-soprano ligeiro.
No canto, mezzo-soprano ligeiro é o timbre mais leve entre os de mezzo-sopranos, de pouca intensidade, voz clara e ágil, está mais próxima das sopranos, sua cor é clara com pouco metal e geralmente muito flexível. Possui uma certa desigualdade de registros. Quase sempre está associada aos papéis de coloratura.

Registros

Registros sobre agudos e agudos

É leve e de pouca intensidade, alcança notas extremamente agudas para um mezzo-soprano até Ré5, é muito extenso e de média intensidade. O timbre, nesta região, é leve e brilhante.

Registro Central

É de média intensidade muito flexível e rico em harmônicos, possui uma sonoridade harmônica e aveludada.

Registro Grave

É de fácil emissão de peito e com um cor mais forte.

Coloratura

O mezzo-soprano ligeiro é muito ágil e flexível, o timbre em geral é próximo ao soprano dramático coloratura, consequentemente possui grande propensão para o vocalize virtuosístico, devido a leveza da voz. Este tipo de mezzo-soprano encarna muito em óperas barrocas escritas para castrati e protagonizam em óperas do bel canto.

Mezzo-sopranos ligeiros famosas

Por ser uma voz rara é difícil achar-se um exemplo da mesma, mas temos, atualmente uma muito conhecida:
  • Cecilia Bartoli.
Personagens

  • Berenice, no homônima ópera de Gluck;
  • Maliká, em Lakmé, de Leo Delibes;
  • Stefano, em Romeo et Juliete, de Charles Gonoud;
  • Siebel, em Faust, de Charles Gonoud;
  • Hansel, em Hansel und Gretel, de Humperdinck;
  • Charlotte, em Wether, de Jules Massenet;
  • Mlle Lange, em La file du Madame Angot, de Charles Leqoc;
  • Emerance, em Veronique, de Adam;
  • A protagonista, em La Nouvelle école des femmes, de Philidor Moissy;
  • Pauline, em Sylvain, de Grétry Marmontel;
  • Laurette, em Richard Coeur de Lion, de Grétry Sedaine;
  • Nina, em La folle par amour, de Dalayrac Marsollier des Vivetieres.
Como temos, atualmente um único exemplo famoso, de mezzo-soprano ligeiro ficaremos com somente um link de vídeo para apreciação: Cecilia Bartoli interpretando a área Agitata da due venti da ópera Griselda de Antônio Vivaldi.


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