Hoje darei sequência as características específicas da voz de mezzo-soprano, especificamente falarei hoje sobre a voz da Mezzo-soprano ligeiro.
No canto, mezzo-soprano ligeiro é o timbre mais leve entre os de mezzo-sopranos, de pouca intensidade, voz clara e ágil, está mais próxima das sopranos, sua cor é clara com pouco metal e geralmente muito flexível. Possui uma certa desigualdade de registros. Quase sempre está associada aos papéis de coloratura.
Registros
Registros sobre agudos e agudos
É leve e de pouca intensidade, alcança notas extremamente agudas para um mezzo-soprano até Ré5, é muito extenso e de média intensidade. O timbre, nesta região, é leve e brilhante.
Registro Central
É de média intensidade muito flexível e rico em harmônicos, possui uma sonoridade harmônica e aveludada.
Registro Grave
É de fácil emissão de peito e com um cor mais forte.
Coloratura
O mezzo-soprano ligeiro é muito ágil e flexível, o timbre em geral é próximo ao soprano dramático coloratura, consequentemente possui grande propensão para o vocalize virtuosístico, devido a leveza da voz. Este tipo de mezzo-soprano encarna muito em óperas barrocas escritas para castrati e protagonizam em óperas do bel canto.
Mezzo-sopranos ligeiros famosas
Por ser uma voz rara é difícil achar-se um exemplo da mesma, mas temos, atualmente uma muito conhecida:
- Cecilia Bartoli.
- Berenice, no homônima ópera de Gluck;
- Maliká, em Lakmé, de Leo Delibes;
- Stefano, em Romeo et Juliete, de Charles Gonoud;
- Siebel, em Faust, de Charles Gonoud;
- Hansel, em Hansel und Gretel, de Humperdinck;
- Charlotte, em Wether, de Jules Massenet;
- Mlle Lange, em La file du Madame Angot, de Charles Leqoc;
- Emerance, em Veronique, de Adam;
- A protagonista, em La Nouvelle école des femmes, de Philidor Moissy;
- Pauline, em Sylvain, de Grétry Marmontel;
- Laurette, em Richard Coeur de Lion, de Grétry Sedaine;
- Nina, em La folle par amour, de Dalayrac Marsollier des Vivetieres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário