terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Canto Lírico - Contralto: Mezzo-contralto

O Mezzo-contralto é o timbre de voz intermediário entre o mezzo-soprano e o contralto. Correspondente ao baixo-barítono, de fato é um contralto com âmbito de mezzo-soprano, não o contrário. Sua tessitura usual é do Eb2 ao A4.

Registros

Registro agudo

É metálico, tem grande dificuldade nas articulações e em matizes como piano e pianíssimo, mas, mantém uma boa extensão em vocalizes. Possui uma cor escura e sonoridade semelhante a um fagote.

Registro central

É muito intenso, aveludado, ao contrário do contralto-profundo, é menos flexível e de pouca propensão para qualquer tipo de agilidade, dificultando a clareza das palavras pronunciadas.

Registro grave

Alcança a mesma potência do contralto-profundo, a mesma intensidade e sonoridade.

Papéis operísticos

  • A Avó Buria, em Jenufa, de Leos Janacek;
  • A Bruxa, em Hansel und Gretel, de Humperdinck;
  • A Gran-sacerdotisa, em La Vestalle, de Gasparo Spontinni;
  • Clotilde, em Norma, de Vicenzo Bellini;
  • Herodiades, em Salomé, de Richard Strauss;
  • Vania, em A vida pelo Tzar, de Glincka.

Mezzo-contraltos famosas

  • Alice Raveau;
  • Alison Metternich;
  • Alexandrina Milcheva;
  • Elena Zaremba;
  • Louise Kirkby-Lunn;
  • Maria Olszewscka;
  • Oralia Domingues;
  • Stephania Toczyska;
  • Susan Sevier;
  • Tâmara Takác.

Como de costume segue a baixo três links para apreciação. O primeiro de Alison Metternich interpretando  a área "Mon coeur s'ouvre á ta voix" da ópera Samson et Dalila de Camile Saint-Saëns. O segundo de Alexandrina Milcheva interpretando a área "Azucena" da ópera Il Trovatore de Verdi. E o terceiro de Stephania Toczyska interpretando a área "Per questa fiamma... Ah! Pensate che rivolti" da ópera Anna Bolena de Gaetano Donizetti. Bom proveito!









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