O Mezzo-contralto é o timbre de voz intermediário entre o mezzo-soprano e o contralto. Correspondente ao baixo-barítono, de fato é um contralto com âmbito de mezzo-soprano, não o contrário. Sua tessitura usual é do Eb2 ao A4.
Registros
Registro agudo
É metálico, tem grande dificuldade nas articulações e em matizes como piano e pianíssimo, mas, mantém uma boa extensão em vocalizes. Possui uma cor escura e sonoridade semelhante a um fagote.
Registro central
É muito intenso, aveludado, ao contrário do contralto-profundo, é menos flexível e de pouca propensão para qualquer tipo de agilidade, dificultando a clareza das palavras pronunciadas.
Registro grave
Alcança a mesma potência do contralto-profundo, a mesma intensidade e sonoridade.
Papéis operísticos
Mezzo-contraltos famosas
Registros
Registro agudo
É metálico, tem grande dificuldade nas articulações e em matizes como piano e pianíssimo, mas, mantém uma boa extensão em vocalizes. Possui uma cor escura e sonoridade semelhante a um fagote.
Registro central
É muito intenso, aveludado, ao contrário do contralto-profundo, é menos flexível e de pouca propensão para qualquer tipo de agilidade, dificultando a clareza das palavras pronunciadas.
Registro grave
Alcança a mesma potência do contralto-profundo, a mesma intensidade e sonoridade.
Papéis operísticos
- A Avó Buria, em Jenufa, de Leos Janacek;
- A Bruxa, em Hansel und Gretel, de Humperdinck;
- A Gran-sacerdotisa, em La Vestalle, de Gasparo Spontinni;
- Clotilde, em Norma, de Vicenzo Bellini;
- Herodiades, em Salomé, de Richard Strauss;
- Vania, em A vida pelo Tzar, de Glincka.
- Alice Raveau;
- Alison Metternich;
- Alexandrina Milcheva;
- Elena Zaremba;
- Louise Kirkby-Lunn;
- Maria Olszewscka;
- Oralia Domingues;
- Stephania Toczyska;
- Susan Sevier;
- Tâmara Takác.
Como de costume segue a baixo três links para apreciação. O primeiro de Alison Metternich interpretando a área "Mon coeur s'ouvre á ta voix" da ópera Samson et Dalila de Camile Saint-Saëns. O segundo de Alexandrina Milcheva interpretando a área "Azucena" da ópera Il Trovatore de Verdi. E o terceiro de Stephania Toczyska interpretando a área "Per questa fiamma... Ah! Pensate che rivolti" da ópera Anna Bolena de Gaetano Donizetti. Bom proveito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário