Hoje falarei sobre outra subdivisão da voz de soprano a Soprano Lírico.
Soprano lírico é o timbre típico do soprano: é sonoro, aveludado, redondo, com uma homogeneidade ao longo dos registros. Possui uma aptidão natural ao legato expressivo e rico em matizes e harmônicos. Sua maior riqueza de cores e tessitura mais centrada no registro médio ou central levam esse tipo de voz a ser muito utilizado em papéis de heroínas, como a famosa Mimi, de La Bohemè. Alguns sopranos líricos, possuindo um timbre mais escuro e maior extensão grave, podem passar a cantar, na fase madura de suas carreiras, papéis para soprano lírico-spinto, mas isso não ocorre com todas elas. Sua tessitura usual é do Dó3 ao Ré5.
Registros
Registro agudo
Não é muito ideal para virtuosismos vocais e papéis de coloratura, não excedendo o Ré5, na sua tessitura lírica. É brilhante, doce e muito harmônico, sem presença de metal na voz.
Registro central
É aveludado, brilhante e sensual. Possui geralmente um veludo e uma riqueza que lhe conferem tons amáveis, joviais e apaixonantes.
Registro grave
É de média intensidade e já possui um certo efeito na emissão. Além de a extensão grave ser geralmente maior, a emissão possui mais corpo e personalidade.
Coloratura
O soprano Lírico puro com extrema agilidade e grande extensão no registro agudo. No entanto, enquanto o soprano lírico possui um timbre mais cheio e redondo, o timbre do lírico-coloratura é geralmente mais agudo e brilhante. Comparado ao lírico-leggero, sua voz tem mais intensidade, veludo e homogeneidade entre os registros, mas ainda requer uma nobre linha vocal lírica. Sua tessitura para coloratura tem uma extensão do Dó3 ao Fá5.
Alguns personagens operísticos famosos:
Alguns papéis com coloraturas
- Violeta, em La Traviatta, de Giuseppe Verdi;
- Elvira, em Ernani de Giuseppe Verdi;
- Gunalra, em Il Corsaro, de Giuseppe Verdi;
- Naneta, em Faustaffe, de Giuseppe Verdi;
- Marie, em La Fille du Regiment, de Gaetano Donizetti;
- Rosina, em O Barbeiro de Sevilha, de Gioacchino Rossini;
Papéis mais líricos
- Mimi, em La Boheme, de Giacomo Puccini;
- Liu, em Turandot, de Giacomo Puccini;
- Lauretta, em Gianni Scchichi, de Giacomo Puccini;
- Magda, em La rondine, de Giacomo Puccini;
- Manon, da ópera homônima de Jules Massenet;
- Susana, em As Bodas de Fígaro, de Wolfgang Amadeus Mozart;
- Pamina, em A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart;
- Sieglinder, em A Valquiria, de Richard Wagner;
- Elizabeth, em Tannhäuser, de Richard Wagner;
- Elsa, em Lohengrin, de Richard Wagner;
- Amélia, em Simon Bocanegra, de Giuseppe Verdi;
- Louise, na ópera homônima de Gustave Charpentier;
E suas representantes mais famosas:
Lírico de Coloratura
- Alexandrina Pendatchanska;
- Amélia Benvenutti;
- Andréa Ferreira;
- Angela Gheorghiu;
- Anna Netrebko;
- Elizabeth Futral;
- Gundula Janovtz;
- Lucia Aliberti;
- Mila Kaluskova;
- Maria Callas;
- Montserrat Caballé;
- Rosana Lamosa;
- Ruth Ann Swenson.
Lírico Puro
- Adélia Issa;
- Agnes Zaire;
- Bárbara Fritolli;
- Bárbara Hendricks;
- Carmen Monarcha;
- Cherryl Studer;
- Cristina Gallardo-Dômas;
- Débora Voigth;
- Edy Madeo;
- Elisabeth Grümmer;
- Elisabeth Schwarzkopf;
- Felicity Lott;
- Ileana Sinnone;
- Katia Ricciarelli;
- Kiri Te Kanawa;
- Lisa della Casa;
- Magda Olivero;
- Mirella Freni;
- Pilar Lorengar;
- Renata Scotto;
- Renata Tebaldi;
- Suoile Isokoski;
- Verónica Villarroel;
- Victoria de Los Angeles.
Como existe duas vertentes deste timbre (e também porque as sopranos mais famosas se incluem nele) vou postar 6 links de vídeos para que vocês possam apreciar mais corretamente as características específicas deste timbre. Os três primeiros de coloratura: o primerio de Anna Netrebko interpretando a ária "Casta Diva" da ópera "Norma" de Vinenzo Bellini (além de cantar muito é uma gata), o segundo da famosíssima Maria Callas (conciderada por muitos a maior soprano de todos os tempos) intrepretando a famosa ária "Habanera" da ópera "Carmen" de Bizet, e o terceiro de Montserrat Caballé (que disputa com Maria Callas o título de maior somprano de todos os tempos), interpretando a ária "O mio babbino caro" da ópera "Gianni Schicchi" de Puccini.
http://www.youtube.com/watch?v=6fZRssq7UlM
http://www.youtube.com/watch?v=RxZSP1Dc78Q
E os três ultimos de lírico puro: o primeiro de Kiri Te Kanawa interpretando a ária "Porgi amor" da ópera "Le nozze di Figaro" de Mozart, o segundo de Renata Tebaldi interpretando "Vissi d'arte" da ópera "Tosca" de Puccini e o terceiro da brasileira Carmen Monarcha (solista da orquestra de André Rieu) interpretando "Ave Maria" de Gounod.
http://www.youtube.com/watch?v=QfZT2Zn0mWc
http://www.youtube.com/watch?v=YTsRHEx3p8c
http://www.youtube.com/watch?v=ebT2aZUCrIY
Bom proveito e até a próxima.
http://www.youtube.com/watch?v=RxZSP1Dc78Q
E os três ultimos de lírico puro: o primeiro de Kiri Te Kanawa interpretando a ária "Porgi amor" da ópera "Le nozze di Figaro" de Mozart, o segundo de Renata Tebaldi interpretando "Vissi d'arte" da ópera "Tosca" de Puccini e o terceiro da brasileira Carmen Monarcha (solista da orquestra de André Rieu) interpretando "Ave Maria" de Gounod.
http://www.youtube.com/watch?v=QfZT2Zn0mWc
http://www.youtube.com/watch?v=YTsRHEx3p8c
http://www.youtube.com/watch?v=ebT2aZUCrIY
Bom proveito e até a próxima.
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