sábado, 20 de outubro de 2012

Canto Lírico - Soprano Lírico

Hoje falarei sobre outra subdivisão da voz de soprano a Soprano Lírico.

Soprano lírico é o timbre típico do soprano: é sonoro, aveludado, redondo, com uma homogeneidade ao longo dos registros. Possui uma aptidão natural ao legato expressivo e rico em matizes e harmônicos. Sua maior riqueza de cores e tessitura mais centrada no registro médio ou central levam esse tipo de voz a ser muito utilizado em papéis de heroínas, como a famosa Mimi, de La Bohemè. Alguns sopranos líricos, possuindo um timbre mais escuro e maior extensão grave, podem passar a cantar, na fase madura de suas carreiras, papéis para soprano lírico-spinto, mas isso não ocorre com todas elas. Sua tessitura usual é do Dó3 ao Ré5.

Registros

Registro agudo

Não é muito ideal para virtuosismos vocais e papéis de coloratura, não excedendo o Ré5, na sua tessitura lírica. É brilhante, doce e muito harmônico, sem presença de metal na voz.

Registro central

É aveludado, brilhante e sensual. Possui geralmente um veludo e uma riqueza que lhe conferem tons amáveis, joviais e apaixonantes.

Registro grave

É de média intensidade e já possui um certo efeito na emissão. Além de a extensão grave ser geralmente maior, a emissão possui mais corpo e personalidade.

Coloratura

O soprano Lírico puro com extrema agilidade e grande extensão no registro agudo. No entanto, enquanto o soprano lírico possui um timbre mais cheio e redondo, o timbre do lírico-coloratura é geralmente mais agudo e brilhante. Comparado ao lírico-leggero, sua voz tem mais intensidade, veludo e homogeneidade entre os registros, mas ainda requer uma nobre linha vocal lírica. Sua tessitura para coloratura tem uma extensão do Dó3 ao Fá5.

Alguns personagens operísticos famosos:

Alguns papéis com coloraturas

  • Violeta, em La Traviatta, de Giuseppe Verdi;
  • Elvira, em Ernani de Giuseppe Verdi;
  • Gunalra, em Il Corsaro, de Giuseppe Verdi;
  • Naneta, em Faustaffe, de Giuseppe Verdi;
  • Marie, em La Fille du Regiment, de Gaetano Donizetti;
  • Rosina, em O Barbeiro de Sevilha, de Gioacchino Rossini;
Papéis mais líricos

  • Mimi, em La Boheme, de Giacomo Puccini;
  • Liu, em Turandot, de Giacomo Puccini;
  • Lauretta, em Gianni Scchichi, de Giacomo Puccini;
  • Magda, em La rondine, de Giacomo Puccini;
  • Manon, da ópera homônima de Jules Massenet;
  • Susana, em As Bodas de Fígaro, de Wolfgang Amadeus Mozart;
  • Pamina, em A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart;
  • Sieglinder, em A Valquiria, de Richard Wagner;
  • Elizabeth, em Tannhäuser, de Richard Wagner;
  • Elsa, em Lohengrin, de Richard Wagner;
  • Amélia, em Simon Bocanegra, de Giuseppe Verdi;
  • Louise, na ópera homônima de Gustave Charpentier;
E suas representantes mais famosas:

Lírico de Coloratura

  • Alexandrina Pendatchanska;
  • Amélia Benvenutti;
  • Andréa Ferreira;
  • Angela Gheorghiu;
  • Anna Netrebko;
  • Elizabeth Futral;
  • Gundula Janovtz;
  • Lucia Aliberti;
  • Mila Kaluskova;
  • Maria Callas;
  • Montserrat Caballé;
  • Rosana Lamosa;
  • Ruth Ann Swenson.
Lírico Puro

  • Adélia Issa;
  • Agnes Zaire;
  • Bárbara Fritolli;
  • Bárbara Hendricks;
  • Carmen Monarcha;
  • Cherryl Studer;
  • Cristina Gallardo-Dômas;
  • Débora Voigth;
  • Edy Madeo;
  • Elisabeth Grümmer;
  • Elisabeth Schwarzkopf;
  • Felicity Lott;
  • Ileana Sinnone;
  • Katia Ricciarelli;
  • Kiri Te Kanawa;
  • Lisa della Casa;
  • Magda Olivero;
  • Mirella Freni;
  • Pilar Lorengar;
  • Renata Scotto;
  • Renata Tebaldi;
  • Suoile Isokoski;
  • Verónica Villarroel;
  • Victoria de Los Angeles.
Como existe duas vertentes deste timbre (e também porque as sopranos mais famosas se incluem nele) vou postar 6 links de vídeos para que vocês possam apreciar mais corretamente as características específicas deste timbre. Os três primeiros de coloratura: o primerio de Anna Netrebko interpretando a ária "Casta Diva" da ópera "Norma" de Vinenzo Bellini (além de cantar muito é uma gata), o segundo da famosíssima Maria Callas (conciderada por muitos a maior soprano de todos os tempos) intrepretando a famosa ária "Habanera" da ópera "Carmen" de Bizet, e o terceiro de Montserrat Caballé (que disputa com Maria Callas o título de maior somprano de todos os tempos), interpretando a ária "O mio babbino caro" da ópera  "Gianni Schicchi" de Puccini.

http://www.youtube.com/watch?v=6fZRssq7UlM

http://www.youtube.com/watch?v=RxZSP1Dc78Q

E os três ultimos de lírico puro: o primeiro de Kiri Te Kanawa interpretando a ária "Porgi amor" da ópera "Le nozze di Figaro" de Mozart, o segundo de Renata Tebaldi interpretando "Vissi d'arte" da ópera "Tosca" de Puccini e o terceiro da brasileira Carmen Monarcha (solista da orquestra de André Rieu) interpretando "Ave Maria" de Gounod.

http://www.youtube.com/watch?v=QfZT2Zn0mWc

http://www.youtube.com/watch?v=YTsRHEx3p8c

http://www.youtube.com/watch?v=ebT2aZUCrIY

Bom proveito e até a próxima.

















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